Exposição: Da Gênese ao Apocalipse – 2021

Em 03/07/2021, ocorreu a inauguração da exposição “Da Gênese ao Apocalipse”, no Planetário do Rio, com parte da Coleção de Meteoritos do Museu Nacional/UFRJ, que estava longe do público desde o trágico incêndio de 02/09/2018. Um deles, o Santa Luzia, é o segundo maior meteorito já encontrado no Brasil (2 toneladas)!

“Estamos fazendo ciência, mesmo com todas as dificuldades. Continuamos buscando fazer a diferença!”

Gledson Machado, presidente da Fundação Planetário do Rio

As Meteoríticas, mulheres cientistas caçadoras de meteoritos, lideradas pela Dr.ª Maria Elizabeth Zucolotto, curadora da Coleção de Meteoritos do Museu Nacional e maior autoridade em meteorítica no Brasil, realizaram uma visita guiada muito especial pela exposição.

“Todos os materiais expostos aqui são sobreviventes do incêndio do Museu. São objetos mais antigos do que a própria Terra, do que qualquer outro objeto no planeta – exceto outros meteoritos. É o mais próximo da ‘Gênese’ do universo que conseguimos chegar.”

Maria Elizabeth Zucolotto

Logo após aconteceu a estreia de um evento especial: “Papo com o Extraterrestre”, ciclo de encontros mensais sobre Astronomia e Meteorítica, a ser realizado na manhã do primeiro sábado de cada mês, com as “Meteoríticas”. Elas contaram algumas de suas aventuras (e sufocos)!

A secretária Municipal de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade, esteve no evento e falou da importância da presença feminina nas ciências:

“Queremos mais mulheres participando desse movimento. Queremos projetar, cada vez mais, gerações de mulheres para a ciência, para o lugar que elas quiserem ocupar.”

Joyce Trindade

A exposição está aberta de terça a domingo, nos horários de funcionamento do Museu do Universo (10h às 12h e 13:30 às 17h). Ingressos para a exposição incluem sessões de cúpula!

Confira abaixo nossa galeria de fotos com os melhores momentos!

REGISTROS DA EXPOSIÇÃO:

Fotos por Felipe Abrahão Monteiro.

Um comentário em “Exposição: Da Gênese ao Apocalipse – 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *