LIVE: Meteoríticas – Dos Laboratórios de Pesquisa ao Campo para Caçar Meteoritos

A palavra meteoro tem sua origem no grego “meteoron“, que significa fenômeno no céu. Os meteoritos são difíceis de classificar, mas os três maiores grupos são os rochosos, metálicos e mistos (rochoso/metálico).

Nesta quarta-feira, 28/10, às 18h, o canal do projeto Meninas do Radium realizará um bate-papo ao vivo no YouTube com as Caçadoras de Meteoritos, as Meteoríticas Maria Elizabeth Zucolotto (Museu Nacional/UFRJ), Diana Andrade (Observatório do Valongo/UFRJ), Amanda Tosi (LABSONDA/UFRJ) e Sara Nunes (COPPE/UFRJ). As Meteoríticas é um grupo de 4 pesquisadoras da UFRJ, que se reuniram durante a busca pelo Meteorito Três Irmãos, no interior da Bahia. Desde então, elas percorrem o Brasil caçando meteoritos, promovendo a divulgação científica nas cidades onde ocorreu a queda e em cidades vizinhas. Realizam pesquisas e também incentivam mulheres nas ciências.

Em agosto, cidades de Pernambuco foram surpreendidas por uma explosão que precederia uma linda chuva de meteoritos. Por que tantos pesquisadores e colecionadores correram para tais cidades? De que forma esses fenômenos impactaram tanto cientificamente como socialmente nosso país e estas cidades?

É esta reflexão que norteará nessa LIVE, buscando promover a Ciência, bem como a importância dos direitos humanos. Sempre que a queda de um meteorito é anunciada, e há fragmentos recuperados, as Meteoríticas vão ao campo, traçam os possíveis locais de queda e seguem em sua busca. Durante a estada na cidade da queda, divulgam a importância do estudo dos meteoritos, promovem palestras (quando possível) e incentivam a busca nos campos pelos moradores. Assim, conseguem recuperar amostras e retornar com mais um “pedaço do céu” à universidade.

Serão oferecidos certificados mediante inscrição!

A LIVE ocorrerá no canal Meninas do Radium do YouTube! Não perca! Aguardamos você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *