“Chuva de pedras” de até 30 cm de diâmetro atingiu a cidade de Santa Filomena na última quarta-feira (19/08)! Fragmentos do meteorito que caiu no Sertão de Pernambuco são da época da formação do Sistema Solar! O grupo das Meteoríticas, mulheres cientistas, está na região para apurar os fatos e recuperar amostras deste novo meteorito brasileiro, que em breve será registrado oficialmente em um banco de dados internacional! Acompanhe conosco as últimas informações e assista a uma LIVE especial hoje às 22h!
Pesquisadoras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) chegaram ao município de Santa Filomena, no Sertão de Pernambucano, a 719 km da capital, Recife, para analisar fragmentos do meteorito que caiu na região na última quarta-feira (19/08), por volta das 10h ~ 10:30. Alguns deles chegam a 30 centímetros de diâmetro. Este é o primeiro acontecimento do tipo (com recuperação de amostras) registrado no Brasil neste ano.
Trata-se de um meteorito do tipo condrito, que são rochosos e não foram modificados devido à fusão ou diferenciação do corpo de origem:
“A maioria dos meteoritos que cai é deste tipo. Mas eles são muito importantes porque mostram a formação do Sistema Solar. Eles são relíquias que não se modificaram desde a época da formação do Sistema Solar, há 4,56 bilhões de anos”, afirmou a pesquisadora, astrônoma e curadora da Coleção de Meteoritos do Museu Nacional (MN/UFRJ), Maria Elizabeth Zucolotto.
O meteorito ganhará o nome de Santa Filomena e a cidade irá integrar os registros científicos do Boletim Internacional de Meteoritos (Meteoritical Bulletin Database):
“O nome da cidade vai ficar registrado cientificamente no Meteoritical Bulletin, na história da Meteorítica como sendo uma das poucas cidades no Brasil em que foram recuperados meteoritos, porque meteoritos caem constantemente. Recentemente, caiu um nas redondezas da cidade de Arcoverde (PE), mas ninguém encontrou nada. Esse aqui caiu na cidade, atingiu telhados e até no Centro da cidade mesmo foi encontrado, o que favorece o seu achado”, confirmou a pesquisadora.
O fenômeno assustou moradores que relataram ter ouvido uma forte explosão no céu (“barulho estrondoso”) e, em seguida, perceberam as pedras caindo em diversos locais (“caíram objetos tipo pedras escuras, como resíduos de raios”). Várias pessoas também viram uma fumaça no céu, no momento da explosão.
Na Vila Caramari, alguns fragmentos caíram próximo à uma construção e por pouco os trabalhadores não foram atingidos. Já no Centro da cidade, caíram outros com formato de pedras escuras. O mais assustador aconteceu em uma residência na Cohab, caindo dentro de uma casa e causando risco aos moradores.
Desde quarta-feira, a cidade está sendo sediada por geólogos, pesquisadores e colecionadores do país e estrangeiros, em busca dos fragmentos do meteorito para estudo e exposição. Embora moradores tenham encontrado muitas amostras, os pesquisadores estão encontrando dificuldade para adquiri-las.
A Dr.ª Maria Elizabeth Zucolotto foi acompanhada por Amanda Araujo Tosi, química e técnica do LABSONDA, do Instituto de Geociências (IGEO) da UFRJ, e André Moutinho, colecionador também do Rio de Janeiro.
Nesta semana, irão integrar o grupo das Meteoríticas a astroquímica Diana Paula de Pinho Andrade, professora no Observatório do Valongo (OV/UFRJ), e a geógrafa Sara Nunes Soares, técnica no Laboratório de Geotecnia Professor Jacques de Medina (COPPE/UFRJ).
O Grupo de Astronomia Astro Agreste também está na cidade, representado por José Carlos de Medeiros Junior e Wagner José de Morais.
Devido à importância do ocorrido, a BRAMON (Brazilian Meteor Observation Network), que estudou o caso a fundo, realizará uma LIVE hoje, 22/08 (sábado), às 22h, em seu canal do YouTube! A entrevista abordará tudo sobre a chuva de meteoritos em Santa Filomena num bate-papo especial com:
- Edimar Costa (morador que encontrou um fragmento do meteorito);
- Elizabeth Zucolotto;
- André Moutinho;
- Carlos di Pietro;
- Lauriston Trindade;
- Marcelo Zurita.
Assista abaixo! Contamos desde já com sua participação!
Notícias:
- A caça aos meteoritos que revirou a vida em Santa Filomena, no Sertão de PE
- Caça por meteoritos movimenta cidade no interior de Pernambuco
- Caçadores e pesquisadores fazem corrida por meteorito que caiu em Santa Filomena, no Sertão de Pernambuco
- Carta em Defesa do Patrimônio Científico e Cultural, em especial, sobre Meteoritos, Dirigida à Sociedade Brasileira
- Chuva de meteorito muda rotina dos moradores de Santa Filomena
- Chuva de meteoritos atinge o sertão de Pernambuco
- Chuva de meteoritos cai no sertão de Pernambuco e atinge domicílios
- Chuva de meteoritos no sertão de Pernambuco desperta a curiosidade dos brasileiros
- Chuva de meteoritos no sertão pernambucano atrai ‘caçadores de pedras’
- Cidade do Nordeste registra chuva de meteoros em pleno dia
- Corrida por meteoritos deve motivar regulamentação do tema, diz ministro da Ciência
- Manifesto: Meteoritos em Santa Filomena
- Meteorito de quase 40 quilos cai em sertão pernambucano e provoca caçada; veja a pedra
- Meteoritos que caíram no Sertão de PE são da época da formação do sistema solar, dizem pesquisadoras da UFRJ
- Meteoritos, que valem até R$ 120 mil, são encontrados em Pernambuco
- Moradores ficam assustados com barulho de pedras que teriam caído do céu em Santa Filomena
- Pedaços de meteorito atingem casas em Santa Filomena no Sertão de Pernambuco
- Pesquisadores e ‘caçadores’ internacionais disputam meteoritos após chuva de pedras no sertão pernambucano
- Pesquisadores e colecionadores disputam meteoritos após chuva de pedras no sertão de PE
- Pesquisadores estão em Santa Filomena para analisar pedaços do meteorito
- Projeto define quem é dono de meteorito que atingir o Brasil
- Quem são as Meteoríticas, Cientistas Brasileiras que Estudam e Caçam Meteoritos
- Santa Filomena sediada por geólogos, pesquisadores e colecionadores do País
- TV Grande Rio na cobertura do pós-explosão de meteoro em Santa Filomena
- ‘Virou um pesadelo’, diz esposa de homem que encontrou meteorito de 38 kg na divisa entre Pernambuco e Piauí
E eu não acompanhei a queda da chuva de metros na praia de Maragogi/AL em data em que o Halley passou pelo Nordeste?
Algo extraordinário que se precipitou em todas as direções do meu ponto de observação. Tive cerca de meia hora de meteoritos e mais duas testemunhas.
Tenho um pedaço de outro meteorito
Por favor, entre em contato através do WhatsApp nos Contatos do site!
Meteriticas sempre na linea de frete !!! Parabens !!!
I am impressed with this site, really I am a fan.
Boa noite nao sou de santa filomena mais tenho uma pedra em que parece ferro derretido emconttada em um terreno em um sitio porem comparando com pedra preciosa ela e identica. Favor mandar um contato pra analize .
Olá Cícero! Envie mensagem para o WhatsApp que consta na seção Fale Conosco do site! Agradecemos!