Meteoritos são quentes e fundidos, quando caem?
Não. Meteoritos são geralmente não mais do que mornos quando pousam na terra. Meteoritos só derretem a parte de fora deles durante a passagem atmosférica devido ao atrito com o ar, esta parte fundida se desprende do meteorito restando apenas uma camada de cerca de 1 mm de espessura da parte fundida que é a crosta de fusão.

 

Eu vi um bólido caindo na Terra, conseguirei encontrar um meteorito?
Provavelmente não. Geralmente quando vimos um bólido desaparecer atrás de um morro geralmente, ele ainda percorre muitos quilômetros adiante, pois eles são luminosos entre 100 e 10 km de altitude.

 

Eu encontrei um estranho objeto metálico. Trata-se de um meteorito?
Faça primeiro o teste do ímã, todos os meteoritos metálicos são atraídos por imã. Mas este é apenas o primeiro teste, pois existem muitos minerais e artefatos de ferro que se parecem com meteoritos e são atraídos por ímã. O segundo teste é lixar uma beirada e ver se a cor é de aço no interior. Será o segundo teste positivo. Os demais testes tem que ser feito em laboratório.

 

Meteoritos são radioativos?
Não. Mas os meteoritos podem conter elementos radioativos, assim como outras rochas terrestres.

 

De onde vêm os meteoritos?
A maioria dos meteoritos são fragmentos de asteroides produzidos nas colisões com asteroides. Alguns meteoritos, entretanto, são do planeta Marte e da Lua.

 

Porque é que as pedras caem do céu?
Meteoritos são pequenos pedaços de escombros rochosos que são capturados pela gravidade da Terra. Elas são produzidas originalmente como ejectos de impactos com os asteroides, Marte ou da Lua e suas órbitas no espaço podem evoluir lentamente para que eles cruzam o caminho da Terra.

 

Qual a idade dos meteoritos?
Meteoritos de asteroides possuem cerca de 4,5 bilhões de anos. Já os meteoritos da Lua possuem cerca de 3 bilhões de anos e meteoritos de Marte são os mais jovens, com idades entre 100 e 600 milhões de anos.

 

Alguém já foi morto por um meteorito?
Não foram registradas mortes de pessoas pela queda de meteoritos desde o reconhecimento de sua natureza extraterrestre há cerca de 200 anos. No entanto, um cachorro foi, reputadamente, morto devido à queda do meteorito marciano Nakhla, no Egito, em 1911, além de várias vacas em Macau, em 1836, e uma vaca na Venezuela, em 1972.

 

Será que existe um risco de impacto de asteroides e cometas com a Terra?
Sim. Apesar de muito remotos, existe riscos da colisão de asteroides e cometas com a Terra.

 

Será que o impacto de um meteorito matou os dinossauros?
O impacto de um cometa ou asteroide a 65 milhões de anos atrás pode ter causado a extinção de 45% das espécies vivas na Terra. Alguns cientistas, no entanto, pensam que as grandes erupções vulcânicas na Índia também contribuíram para a extinção.

 

Existem bactérias extraterrestres nos meteoritos?
Nenhum organismo extraterrestre até hoje foi encontrado em meteoritos. No entanto, bactérias fossilizadas terrestres já foram.

 

Meteoritos são valiosos?
Alguns meteoritos são muito raros e consequentemente valiosos, tais como os marcianos ou meteoritos lunares, os demais não possuem grande valor. Em geral, meteoritos que foram aceitos oficialmente pelo Meteoritical Society são mais valiosos.

 

Como posso ter meu próprio meteorito?
Existem comerciantes de meteoritos, são os meteorite dealers. Consegue-se comprar meteoritos ordinários tipo condritos e sideritos a preços bem razoáveis. Também no E-Bay se consegue arrematar meteoritos a ótimos preços. É melhor comprar um meteorito que tenha sido oficialmente reconhecido pelo Meteoritical Society, havendo informações de onde e quando ele caiu.

 

É legal a importação e exportação meteoritos?
Leis sobre a exportação de meteoritos variam de país para país. Atualmente, a exportação de meteoritos provenientes do Canadá, África do Sul, Namíbia e na Austrália é proibida ou requer uma licença. No Brasil ainda não existe leis para meteoritos, sendo assim o meteorito é de quem estiver com ele. Na Argentina, no entanto, o meteorito é do governo sendo proibido o comércio de meteoritos, embora um dos meteoritos mais contrabandeados do mundo seja o Campo del Cielo.

 

Acho que eu encontrei um meteorito, como posso obter a certificação do Meteoritical Society?
Para que um meteorito possa receber a aprovação do Meteoritical Society, uma amostra de pelo menos 100 g ou 30% tem que ser depositada em uma instituição oficial de pesquisa ou museu que tenha meteoritos (o Museu Nacional/UFRJ é o local mais tradicional), além de 50 g extras para as análises. O meteorito irá então ser analisado quimicamente e ao microscópio, comparado aos demais meteoritos do mesmo tipo e só depois proposto o nome ao Comitê Meteorítico, que se reúne somente duas vezes ao ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *