Lançado em 05/05, o primeiro episódio da temporada OLHE PARA CIMA! começa com um bê-á-bá para quem está chegando agora e quer saber mais sobre Astronomia. Que atire a primeira pedra quem nunca viu algum corpo luminoso riscar o céu e ficou pensando na imensidão do Universo.
O fato concreto que sabemos pelos cientistas é que o Universo, em algum momento, vai acabar. É daí que surgem diversas teorias sobre de onde viemos e para onde vamos, e elas passam pelos laboratórios, mas, também, pela filosofia, artes e religião.
Para iniciar a temporada conversando sobre “Meteoros, Meteoritos e o Fim do Mundo”, a apresentadora Karol Gomes recebeu os convidados:
– Daniel Ruschel: Professor adjunto de Física na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutor na área de Astrofísica;
– Maria Elizabeth Zucolotto: Fundadora do grupo Meteoríticas, professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e chefe do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional/UFRJ;
– Lorrane Olivlet: Engenheira, astronauta análoga, divulgadora científica e caçadora de asteroides;
– Nicole Oliveira: Astrônoma mirim e divulgadora científica nas redes sociais, cientista cidadã IASC/NASA, fundadora do clube Nicolinha & Kids.



Ruschel traz um glossário e esclarece aquelas dúvidas clássicas: é meteoro ou estrela cadente? O papo segue com Zucolotto, curadora da Coleção de Meteoritos do Museu Nacional e fundadora de um grupo de mulheres caçadoras de meteoritos. Fechando a prosa, Olivlet, uma caçadora de asteroides que tem mais de 70 mil seguidores interessados em divulgação científica, e Nicolinha, de 9 anos, a astrônoma mais nova do mundo, certificada aos 6 anos de idade.
Meteoritos são partes de meteoros que chegam ao solo terrestre após resistirem ao ingresso (um tanto hostil) na nossa atmosfera. Esses pedaços de rocha espacial podem ser (e já foram) encontrados por inúmeros cidadãos ao redor do mundo, nos lugares mais diversos do nosso planeta.
OLHE PARA CIMA! é a nova temporada do Prosa, o Podcast do Hypeness. De onde viemos? Até onde podemos ir? Carl Sagan, o famoso astrofísico, lembrava que “somos feitos de poeira de estrelas” e que “nós somos uma maneira de o cosmos se autoconhecer”. Foi ele também quem definiu a imensidão intergaláctica como “tudo o que já foi, tudo o que é e tudo que será”. Está tudo interligado. Nesta temporada de 4 episódios, o Prosa fala sobre como a Astronomia está fortemente presente no nosso cotidiano.
Ouça o episódio abaixo e conheça mais sobre o seu Universo!