“Tráfico Ilícito” é uma série sobre patrimônios icônicos vendidos e retirados do país e que, através dos depoimentos de seus principais salvadores, também trata dos desafios das comunidades que foram afetadas pela venda de fósseis, árvores milenares, múmias chinchorro, meteoritos e tesouros, além da luta dos pesquisadores para impedir o desaparecimento de nossa história.
Esta série, da produtora Glaciar Films, possui seis capítulos e aqui apresentamos o intitulado “Meteoritos”.

Os meteoritos são rochas extraterrestres que sobrevivem a sua queda na Terra e permitem o estudo da origem da vida, motivo pelo qual têm um alto valor científico. Embora alguns países possuam regulamentações que os protejam, um mercado global crescente fez com que caçadores ao redor do mundo viajassem para os lugares onde estão mais bem preservados: os desertos. O Atacama é um dos mais visitados do mundo, pois é possível encontrar um espécime que caiu há apenas alguns dias ou bilhões de anos atrás.
Recentemente, o primeiro pedaço do planeta Marte foi encontrado no Chile por uma família francesa nos arredores de San Pedro. Decidiram guardá-lo para esperar uma boa oferta da ciência ou de um colecionador na Europa. Isso foi possível porque o país não possui uma lei que proíba removê-los do território, o mesmo motivo pelo qual saquearam meteoritos locais famosos como Imilac. A busca de caçadores pode coexistir com a vocação dos cientistas?