![Valentina com traje espacial.](https://www.meteoritos.com.br/wp-content/uploads/2021/06/valentina-1.jpg)
Valentina é de família humilde: filha de motorista de trator que desapareceu durante a guerra entre Rússia e Finlândia, na década de 1940. Ela trabalhava em uma fábrica têxtil para ajudar sua mãe. Participava de um clube de paraquedistas amadores e criou um clube de paraquedistas da fábrica. Graças a isso, tornou-se uma excelente paraquedista, o que lhe rendeu a ida para o espaço.
Das quatro mulheres que foram admitidas no programa espacial, somente ela orbitou a Terra em uma nave espacial. Mesmo sem educação universitária e sendo a de currículo menos qualificado, ela foi escolhida. Ser uma paraquedista experiente era uma condição fundamental para o voo.
Na volta, Valentina teve problemas. Ela ficou sem comunicação durante os procedimentos de descida. Após ejetada da Vostok 6, continuou a descer de paraquedas, mas estava exausta, desidratada, com fome pelas náuseas que praticamente a impediram de comer em órbita, e psicologicamente afetada pela viagem.
Ela correu o risco de cair num lago, o que ela diz que seria seu fim, uma vez que ela não teria forças para chegar na borda. A viagem estava programada para um dia, mas acabou durando três, pela sensação que causou ao mundo. Graças a um vento muito forte, a direção do paraquedas foi alterada e ela teve a sorte de cair em terra. Assim, após seu vôo, Valentina tinha ficado mais tempo no espaço que todos os astronautas norte-americanos tiveram juntos. A segunda mulher a ir ao espaço só aconteceu quase 20 anos depois.
![](https://www.meteoritos.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Valentina_Tereshkova_2017-03-06-200x300.jpg)
Valentina nasceu em 6 de março de 1937, tendo hoje a idade de 84 anos. Após o voo, ela recebeu as duas principais condecorações do país, Heróis da União Soviética e Ordem de Lenin, além de outras homenagens importantes. Recebeu também, das mãos de Vladimir Putin, em 2013, a Ordem Alexandre Nevsky, durante as comemorações do 50º aniversário de seu voo.
Valentina se graduou em Engenharia, retirou-se do programa espacial e entrou para a política. Em 2011 foi eleita deputada pelo partido Rússia Unida, o mesmo de Putin. Atualmente, ela vive entre Yaroslovl, perto da filha e da neta, e Moscou, onde exerce seu mandato parlamentar. Ela diz que seu sonho hoje é participar do programa espacial de colonização de Marte.
VALENTINA VLADIMIROVNA TERESHKOVA É UMA MULHER QUE NOS INSPIRA!
Nossa extamente 20 anos mais velha que eu
Muito legal!! Parabéns pela postagem.