A Prof.ª Jeane de Fatima trouxe para o CARJ Kids uma curiosidade sobre literatura infanto-juvenil e asteroides, já que se aproxima o Asteroid Day 2020. No website do CARJ foi disponibilizada uma brincadeira selecionada por ela para o público infantil, desta vez uma do ESA Kids.
No livro “O Pequeno Príncipe”, diz o narrador: “[…] tenho sérias razões para pensar que o planeta de onde vem o Pequeno Príncipe é o Asteroide B612 […]”. A grande maioria dos asteroides descobertos até agora está numa região exatamente entre as órbitas de Marte e Júpiter.
Na verdade não existe um asteroide B612, mas sim o 612, cujo nome é Verônica e cuja posição era para a data de nascimento de Saint-Exupéry.
O personagem que dá nome ao livro é um dos dois protagonistas da história e esta criança vem do Asteroide 325 (conhecido na Terra como B-612), deixando a sua casa e a sua querida rosa, viajando pelo Universo nos vários planetas que visita.
Asteroides são corpos rochosos, geralmente metálicos, que não têm um formato definido. Eles têm órbitas e não têm luz própria, apenas refletem a luz do Sol, assim como os planetas que giram em torno do Sol. Uma citação sobre o tema é encontrada no livro “O Pequeno Príncipe”…
“[…] Lençol imaculado estendido sob a pureza do céu. E senti alguma coisa no coração, assim como no limiar de uma grande descoberta, quando descobri sobre esse lençol, a 15 ou 20 metros de mim, um pedaço de pedra negra. (…) O coração batendo com força, abaixei-me para apanhar o meu achado; um pedaço de pedra dura, negra, do tamanho de um punho, pesada como metal, em forma de lágrima […]”
(SAINT-EXUPÉRY, 2015) – Contribuição de Fernando Ortega via WhatsApp CARJ.
Se você quiser saber algo mais sobre meteoritos, busque informações aqui no website das Meteoríticas! A Dr.ª Maria Elizabeth Zucolotto é uma das maiores especialistas sobre o tema no Brasil e possui uma grande experiência em detecção deste corpo celeste. Você também pode visitar o website do Setor de Meteorítica do Museu Nacional/UFRJ para mais detalhes!
Fonte: Clube de Astronomia do RJ
Vamos caçar asteroides?
Clique na imagem ao lado e acesse o jogo “Scratch” criado por Felipe Elias para esta data tão especial!