O Dia Internacional do Asteroide (Asteroid Day) foi realizado pela primeira vez em 30/06/2015. Na ocasião, um de seus idealizadores, Grigorij Richters, declarou que “Asteroides são o único desastre natural que nós sabemos como prevenir. Proteger nosso planeta, nossas famílias e comunidades são o objetivo do Dia do Asteroide”, enfatizando que “Asteroides nos ensinam sobre as origens da vida, mas também podem afetar o futuro de nossa espécie e vida na Terra”.

A data lembra o episódio ocorrido na Sibéria, em 30/06/1908, conhecido como Evento Tunguska, que destruiu 80 milhões de árvores em uma área de 2.000 km².
Os meteoritos são fragmentos de rocha espacial que chegam à Terra após uma dramática passagem pela atmosfera. Trazem consigo amostras de asteroides e outros corpos do Sistema Solar, e podem nos ajudar a compreender mais sobre a dinâmica e o processo de formação desses objetos.
Em homenagem a esse dia, a BRAMON (Brazilian Meteor Observation Network), realizou uma LIVE com a Prof.ª Dr.ª Maria Elizabeth Zucolotto, curadora da Coleção de Meteoritos do Museu Nacional/UFRJ e uma das maiores especialistas brasileiras no assunto.
A entrevista foi transmitida em 19/06, às 21 h, e também contou com a presença de 3 especialistas e membros da BRAMON: Renato Poltronieri, colecionador, presidente e co-fundador da BRAMON; André Moutinho, caçador e colecionador de meteoritos; e Zaac Leite, colecionador de meteoritos e minerais.