LIVE: Visita Guiada Virtual à Exposição “Da Gênese ao Apocalipse”

Entre 05 e 08 de outubro, a Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ realizará a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, edição 2021. Em sua segunda versão virtual, o evento acontecerá nos canais da Extensão UFRJ no YouTube e Facebook!

Com o tema “Inovações para o Planeta & Educação para Liberdade”, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) celebra a Ciência e comemora o centenário de Paulo Freire, apresentando uma ampla programação gratuita e aberta ao grande público com oficinas e minicursos, além de uma playlist de podcasts, com conteúdos de divulgação científica para ouvir no Spotify.

Nesse contexto, em 05/10 (terça-feira), de 13:30 às 14:30, as Meteoríticas realizarão uma Visita Guiada Virtual à Exposição “Da Gênese ao Apocalipse”, em cartaz no Planetário do Rio desde julho deste ano. A mostra apresenta 38 peças da Coleção de Meteoritos do Museu Nacional (MN/UFRJ), recuperadas do trágico incêndio que acometeu a Instituição em 02/09/2018, entre elas o meteorito Santa Luzia, o segundo maior já encontrado no país.

A LIVE será mediada pelo RockET Felipe Abrahão e também pretende mostrar a realidade dos trabalhos de campo, pois o grupo esteve em missão no Sul do país durante o mês de junho. No Paraná, investigaram a queda do meteorito de Rio Negro, que tem seus fragmentos preservados no Observatório do Vaticano. Na ilha de São Francisco do Sul, Santa Catarina, usaram mapas centenários para investigar o local do achado do meteorito Santa Catharina, um famoso episódio da astronomia brasileira.

As Meteoríticas são um time de mulheres cientistas que desenvolvem pesquisas e trabalham na caça de meteoritos caídos pelo país, além de resgatar a história destes verdadeiros “extraterrestres”!

Maria Elizabeth Zucolotto, curadora da Coleção de Meteoritos do MN/UFRJ e maior autoridade em meteoritos no Brasil, é a líder da equipe, que ainda conta com a química Amanda Tosi, do LABSONDA/UFRJ, a astrônoma Diana Andrade, do Observatório do Valongo/UFRJ e a geógrafa Sara Nunes, da COPPE/UFRJ.

Inscreva-se aqui para receber seu certificado de participação.
Não fique fora dessa! Assista abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *