Meteoritos são fragmentos de corpos extraterrestres que sobrevivem a passagem atmosférica como grandes meteoros (bólidos) atingindo o solo. Podem ser vistos cair ou encontrados no solo.

Existem três tipos básicos de meteoritos:

Rochosos (como rocha)
Metálicos (como aço)
Mistos (rocha + aço)

PARA IDENTIFICAÇÃO DE METEORITOS ENVIE FOTOS DA ROCHA!

E-mail meteoritos@mn.ufrj.br ou WhatsApp (21) 98828-5896

NÃO TELEFONE NEM VÁ AO MUSEU NACIONAL/UFRJ!

PRESTE ATENÇÃO NESTES DADOS BÁSICOS:

  • Pedras de raio ou couriscos não são meteoritos: As pedras em formatos pontudos que segundo dizem aparecem depois de um raio atingir o solo não são meteoritos e sim artefatos indígenas.
  • Meteoritos não são pedras pretas: Eles são escuros apenas por fora com uma fina película chamada de crosta de fusão. Por isso é muito importante que se veja o interior da pedra.
  • Meteoritos metálicos não são cor de grafite: Os meteoritos metálicos por dentro apresentam cor de aço e não cor de grafite ou avermelhados como ferrugem.
  • Meteoritos são atraídos por ímãs: Praticamente quase todos os meteoritos são atraídos por ímã, mas não são magnéticos. Portanto se tua pedra não for atraída por ímã a não ser que tenha sido vista cair e apresente uma crosta de fusão não é meteorito.
  • Nem toda pedra que é atraída por ímã é meteorito: Existem muitos minérios e pedras terrestres que são atraídas por ímã, um exemplo é o basalto que é uma rocha terrestre preta, pesada e atraída por ímã. Portanto, pedras pretas por dentro não são meteoritos.
  • Meteoritos são pesados: Os meteoritos são em geral um pouco ou muito mais pesados que as rochas terrestres de mesmo tamanho.
  • Meteoritos não são radioativos: Apesar dos meteoritos ficarem expostos por milhões de anos aos raios cósmicos, não existe o perigo de serem radioativos.
  • Meteoritos não são pedras bonitas: Se você encontrou uma pedra bonita e diferente, mas que não possui uma fina crosta de fusão por fora, ela provavelmente não será um meteorito.
  • Pedras arredondadas e polidas não são meteoritos: Os meteoritos apresentam superfície áspera e com depressões nunca lisas, redondas e polidas como pedras de rio.
  • Meteoritos não são furadinhos: Apesar de apresentarem sulcos na superfície, eles não são cheios de furinhos por dentro como uma esponja.

QUANTO VALE UM METEORITO?

Meteoritos são valiosos tanto para a Ciência como para colecionadores e seu valor irá depender de sua classificação (existem pelo menos 50 tipos diferentes de meteoritos): quanto mais raro mais valioso. O Angra dos Reis, meteorito brasileiro que deu nome a um tipo de meteorito, os Angritos, é um dos mais raros e valiosos do mundo.

Para um meteorito passar a existir oficialmente e ter algum valor, ele tem que ser submetido ao NomCom, aprovado e publicado no Meteoritical Bulletin. Isso só ocorre após ter sido estudado por um centro de pesquisa e uma amostra-tipo de pelo menos 100 gramas ou 30% da massa total depositada em um museu credenciado como o Museu Nacional e mais 50 g que serão utilizadas para pesquisa em laboratórios.

Meteoritos não perdem o valor se forem cortados, ao contrário, só possuem valor se forem estudados, mas não saia cortando sua pedra antes de entrar em contato, pois poderá estar cortando um artefato indígena ou uma rocha terrestre.

4 comentários em “Meteoritos

  1. frolep rotrem Responder

    An impressive share, I just given this onto a colleague who was doing slightly evaluation on this. And he in fact bought me breakfast because I found it for him.. smile. So let me reword that: Thnx for the treat! But yeah Thnkx for spending the time to discuss this, I feel strongly about it and love studying extra on this topic. If possible, as you become experience, would you mind updating your weblog with more particulars? It is highly helpful for me. Huge thumb up for this weblog submit!

  2. UBALDO FURGHIERI RIBEIRO Responder

    Excelente matéria. apreciei muito. (encaminhei fotos de um possível meteorito pelo WahatsApp (21) 98828-5896)

  3. Eli Rute Paulino Responder

    Como saber a cor da Pedra por dentro se não dá pra quebrar nem de marreta? Ela não é bonita, nem tem brilho, é pesada.Bom quero saber,nem sei porquê. A pessoa que eu mostrei, disse que era,formação de acúmulo de demolição. Então, desfiz dos pedaços depositei,para os Coletores.Mas fiquei com curiosidade. Pesada,atrai Imãs, não é bonita,não é escura,no interior, não sei,tentei quebrar achando que era Calcita Laranja, mas nem a marreta quebrou,não é a Pedra toda que atraia o Ímã, alguns locais dela.Arrependi ter desfeito,depois que a pessoa me falou.Mas garanto que fiquei hiper curiosa. Aguardo retorno. Gratidão.

    • Meteoritos Autor do postResponder

      Bem provável que não seja meteorito pelas características. Envie fotos da rocha para o WhatsApp que consta no Fale Conosco do site. Agradecemos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *