Planetário do Rio Reabre ao Público com Meteorito Santa Luzia

A Fundação Planetário do Rio reabriu ao público em 15/05 com novidades que vieram, literalmente, do espaço!

Pela primeira vez, o Planetário recebeu um acervo original: um conjunto de meteoritos, entre eles o segundo maior do país – o Santa Luzia – cedido pelo Museu Nacional (MN/UFRJ). Um pedacinho do universo, ao alcance das mãos!

O Santa Luzia tem cerca de 2 toneladas de ferro maciço e caiu no estado de Goiás há aproximadamente 100 anos. Foi uma das peças que resistiram ao incêndio no MN, em 02/09/2018.

Para transportar um objeto tão único e pesado, foi necessária uma grande operação: o meteorito saiu do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), em São Cristóvão, rumo à Gávea, a bordo de um caminhão munck, o único capaz de fazer esse tipo de transporte, cedido pela RioLuz. Tudo isso acompanhado por astrônomos da Fundação Planetário e pela curadora da Coleção de Meteoritos do MN/UFRJ, Dr.ª Maria Elizabeth Zucolotto.

Como apontou o presidente da Fundação Planetário do Rio, Gledson Vinícius, “É a verdadeira oportunidade do público tocar em um extraterrestre!”.

Instalado na área externa do Museu do Universo, a visitação ao meteorito Santa Luzia é gratuita, de segunda à sexta, das 8h às 17h; sábados, das 10h às 17h; e domingos, de 13:30 às 17h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *